Praça do Município
Este é um espaço de discussão cívica, na prossecução dos maiores interesses do Concelho de Oliveira do Bairro. Todos os contributos são importantes e todas as "cores" são bem-vindas.
10
Mai 10

 

 

 

São dos quatro cantos do país e de vários países do mundo os peregrinos que vêm adorar a mãe de Cristo no santuário que João Paulo II disse ser "o altar do mundo". Falam de uma experiência inigualável, que os faz regressar ano após ano. Com a visita papal, as expectativas são altas e “fé” é a palavra que mais se ouve da boca dos peregrinos que percorrem milhares de quilómetros para visitar o santuário.

 

No próximo dia 13, em que este ano se comemora o dia de Quinta-Feira da Ascensão, estarão em Fátima grupos de pelo menos 29 nações diferentes, desde a vizinha Espanha a países nos antípodas como a Austrália. Para quem vem do outro lado do oceano, o avião substitui as caminhadas a pé, mas os sacrifícios também são grandes.

 

Em Portugal avoluma-se o formigueiro de peregrinos de coletes fluorescentes. Ouvem-se buzinadelas estridentes e intensas, e vêem-se os peregrinos a acenar, agradecendo, até cumprirem, por fim, a viagem. À exaustão do corpo, respondem todos com rejuvenescimento da fé. Muitos prometem voltar.

 

O Secretário de Estado do Turismo garante que a vinda de Bento XVI a Portugal assume um efeito positivo para o turismo nacional em resultado da maior exposição global do País naquele período, e que o facto de a visita não se limitar à região de Fátima e de passar por Lisboa e Porto, acaba por colocar todo o País no centro das atenções, durante estes dias. No entanto as agências de viagens especializadas em turismo religioso não esperam mais do que um acréscimo de 5 mil a 10 mil clientes, um número reduzido tendo em conta que todos os anos contabilizam um acréscimo de cerca de 100 mil turistas durante as celebrações do 13 de Maio. Os pacotes turísticos criados para a visita do Papa a Portugal estarão, por isso, longe de se esgotar.

 

Ao nível económico, a presença do Papa em Portugal vai-se fazendo notar. Uma empresa de Porto Alto celebrou um contrato com a Igreja para fornecer às paróquias do país as t-shirts brancas com a insígnia da visita do Papa, estimando a venda de cerca de 40.000 unidades; uma empresa ligada a um grupo que opera na área da comunicação social, ganhou o concurso para o fornecimento de lenços, medalhas e estandartes, um valor total de merchandising que poderá atingir cerca de 10 milhões de euros.

 

Uma empresa portuguesa que se distingue na produção de um dos melhores cristais de chumbo de fabrico manual em todo o mundo, decidiu aproveitar a presença de Bento XVI para efectuar o lançamento de uma peça que é uma representação da Nossa Senhora de Fátima e que pode ser visto aqui. É sabido que gostos são gostos e que a arte é para os artistas… No entanto, é impossível de antecipar se a entrada desta nova produção em cristal vai ou não ser proibida nos conventos…

 

Jorge Mendonça

(Advogado)

publicado por pracadomunicipio às 12:12
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
mais sobre nós
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro viola con...
Não ponho em causa que os números possam ser exage...
Aconselhava a que colocassem etiquetas/tags. Com o...
O autor é muito melhor na análise política do que ...
Como diz o proverbio, cão que ladra não morde... E...
É um facto que também reparei neste aspecto mau da...
e porque não falas do sítio da Junta de Freguesia ...
Uma excelente oportunidade para todos
Visitantes online
online
Contador de visitas