Praça do Município
Este é um espaço de discussão cívica, na prossecução dos maiores interesses do Concelho de Oliveira do Bairro. Todos os contributos são importantes e todas as "cores" são bem-vindas.
01
Mar 10

  

Segunda temporada no primeiro domingo de cada mês, de Março a Julho. Primeira edição de 2010 inclui expositores multicolores, ginástica, uma oficina de Ciência, sessão de Risoterapia, cuidados de saúde, a «presença» de Fernando Pessoa no mês da Poesia, rastreios de saúde e música de várias geografias.

  

É já no próximo dia 7 de Março (domingo) que esta iniciativa regressa ao centro da Palhaça, pela mão de uma equipa de organização alargada, com novas ideias e uma maior diversidade de actividades para oferecer. Para vários públicos, da criança ao sénior, passando pelo jovem e o adulto, pelos palhacenses e pelos não palhacenses.

 

Este ano há várias novidades a registar: o evento passa a realizar-se no primeiro domingo de cada mês, de Março a Julho (à excepção de Abril, devido à Páscoa, em que decorre no segundo domingo), entre as 9h e as 17h. Há actividades fixas, garantidas para todas as edições: um momento de ginástica matinal, a hora do conto infantil antes do almoço, e uma oficina de formação informal (sobre diferentes temáticas - da ecologia às artes, passando pela ciência e pela saúde). Assegurado está ainda um novo espaço chamado «Café e Companhia» - uma esplanada, em plena praça, com café, sumos naturais, sandes e petiscos.

 

Passou pelo MOUVA o ano passado e tem vontade de participar? É fácil. Tem, por casa, no baú, velharias, quinquilharia, livros, malas, peças de colecção, roupa, música e filmes que acha que poderiam ser reutilizados ou mais valorizados por outras pessoas? Tem produtos agrícolas frescos, pão caseiro, hortaliça, sumos naturais e fruta para vender aos visitantes? É artesão e quer divulgar o seu trabalho e escoar as suas peças? Gosta de ser surpreendido, aprecia cultura, bem estar e interacção? Ou gosta simplesmente de conversar, passear ou de ler o jornal ao ar livre? Então, este evento - de participação gratuita - pode muito bem ser para si, na pele de visitante ou de vendedor.

 

O desafio de criar com o MOUVA um movimento de novas sensações, de troca de ideias, e de experimentação de talentos artísticos e de formação cívica será também permanente. Serão incentivados actos espontâneos dentro do espírito do evento ou a actividades combinadas. Homens-estátua, malabaristas, performers, artesãos urbanos e rústicos, músicos de rua, pintores, criativos das áreas de multimedia e design, e agricultores biológicos, e quejandos, são bem-vindos neste evento.

 

No mês em que é assinalado o dia da Poesia, convidamos Fernando Pessoa para um café com poesia. Catarina Teixeira, a mendiga que em 2009 recitou poesia na primeira edição do Mercado volta à Praça e traz Fernando Pessoa, vida e e obra. Sentado, como na Brasileira, vai falar da sua vida repleta de heterónimos e palavras. Para quem gosta de mover o corpo, sugere-se uma sessão de 20 minutos de ginástica, de fato-de-treino, logo pela manhã.

 

 

De resto, veja abaixo o roteiro desta edição e faça você mesmo o seu percurso MOUVA. Além do trajecto dos expositores de venda, o MOUVA oferece oficinas do riso («Deixa-Me Rir») e de ciência («ExperimentaCiência»), bem como poesia libertada dos livros para locais insuspeitos da Praça («A Poesia Que Fugiu dos Livros»), ou espaços para se instalar a conviver, a jogar cartas ou a ler o jornal do dia. E haverá sempre música no ar, trazida por ventos de todos os continentes.

 

Agenda MOUVA MARÇO [9h -17h]:
(todas as participações são gratuitas e acontecem na Praça de S. Pedro)

 

09h30 | Cuidados de Saúde: Rastreios à tensão arterial e glicémia
10h30 - 11h | Deitar Cedo e Cedo Erguer, Vamos Por Todos A MOUVER”
                         (20m de Ginástica)
11h30 - 15h | «Quem Tem Medo do Fernando Pessoa?»

                        (Poesia e Performance permanente)
12h12 | «Toca O Sino às 12h12» (Hora do Conto Infantil)
15h30 | «Deixa-Me Rir» (Sessão de Risoterapia)


Actividades a decorrerem ao longo do dia:
«A Poesia Que Fugiu dos Livros» (Poesia na rua)
«ExperimentaCiência»
Momento musical
 

+ Informações e solicitação de fichas de inscrição (até dia 4 de Março)

   Catarina Pereira 918153609

 

mouvapalhaca.blogspot.com

palhacacivica.blogspot.com

www.facebook.com/people/Palhaca-Civica/100000554028315

palhacacivica@gmail.com

Junta de Freguesia da Palhaça, Terça-Feira a partir das 20h00 ou Sábado de manhã

 

publicado por pracadomunicipio às 16:54
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre nós
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro viola con...
Não ponho em causa que os números possam ser exage...
Aconselhava a que colocassem etiquetas/tags. Com o...
O autor é muito melhor na análise política do que ...
Como diz o proverbio, cão que ladra não morde... E...
É um facto que também reparei neste aspecto mau da...
e porque não falas do sítio da Junta de Freguesia ...
Uma excelente oportunidade para todos
Visitantes online
online
Contador de visitas